Não é de hoje a necessidade de se manter antenado às novidades do mercado. A muito pouco tempo atrás para manter uma estrutura de TI de uma empresa em segurança era necessário um espaço físico necessário, nobreak, energia elétrica, cabeamento e muitas outras coisas para ter um ambiente eficiente.

A computação sempre está passando por muitas transformações e a cada mudança vem eliminando alguns tipos de trabalho, porém, criando outros.

Profissionais que se dedicam a atividades operacionais serão substituídos pela computação em nuvem, isso porque vai ser necessário apenas uma conexão com a internet. Essa solução acaba sendo melhor do que manter uma infraestrutura interna.

Mas.. O que é computação em nuvem? A definição é simples: É um estilo de computação baseado em recursos compartilhados e flexíveis, fornecidos aos usuários de maneira medida e em forma de autoatendimento utilizando tecnologias da web

 

Porque usar computação em nuvem?

  1.  A capacidade de armazenamento em nuvem é muito grande e o HD nunca irá ficar lotado;
  2.  É possível acessar o arquivo em qualquer lugar (basta ter internet). Você acessa o documento em qualquer dispositivo que esteja usando;
  3.  Todo mundo pode acessar os mesmos arquivos (se autorizados pelo autor) e visualizar, fazer comentário e até editar (se autorizado a isso); 
  4.  Não é necessário montar uma equipe de TI para a implantação de uma infraestrutura;
  5.  A segurança na nuvem é muito mais seguro do que em meios tradicionais, quando é investido em práticas de segurança virtual dentro da empresa.
  6.  Não é necessário se preocupar com manutenção, substituição de equipamentos, reduzindo custos da empresa;
  7.  A contratação de servidor e outros recursos de TI em nuvem são realizados remotamente;
  8.  A medida que a tecnologia em nuvem avança, os processos tornam-se mais automatizados e velozes.

A computação em nuvem é um caminho sem volta. Abre cada vez mais espaço para as aplicações nas nuvens – um conceito depende do outro para gerar valor a usuários e organizações. Não é apenas tecnologia, envolve aspectos sociais, como preocupações de privacidade e segurança de dados.

Pronto para dar o próximo passo em termos de tecnologia? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e continuar acompanhando todas as nossas dicas de TI!

 

Não deixe de compartilhar!

Leave A Comment