Ameaças Virtuais – Conheça algumas delas

Mesmo não percebendo, nossas empresas estão sempre sofrendo vários tipos de ameaças virtuais, podendo surgir dentro da própria organização ou de ambiente externo. Entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, foi registrada mais de 32 milhões de ataques a redes corporativas.

Entenda alguns dos perigos que sua empresa pode estar vulnerável

· Vírus

São códigos maldosos que são distribuídos junto com outros programas ou arquivos virtuais (vídeo, áudio, imagens, etc). O vírus precisa da ação humana para poder se espalhar. Se o arquivo não for aberto, o vírus fica inativo, porém, se ele for executado, ele utiliza várias maneiras de se espalhar (E-mail, Redes Sociais, Chat, Skype..) Os danos podem ser pequenos (trocar o Desktop, alterar a configuração do pc) até intolerante demais ( danos ao discos rígidos, problemas operacionais.. etc)

· Worms

São programas que se auto propagam e se espalham pelas redes de computadores. Diferente do vírus, os Worms não precisam ser executados para se multiplicarem. Eles degradam o desempenho de redes e lota o disco rígido devido a grande quantidade de cópias que fazem de si mesmo.

· Bot

De modo similar ao worm, é um programa capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de software instalado em um computador. Adicionalmente ao worm, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o bot seja controlado remotamente. Os bots esperam por comandos remotos, podendo manipular os sistemas infectados sem o conhecimento do usuário.

· Trojanhorse

É um programa que aparentemente é inofensivo que pode entrar no computador em forma de álbum de fotos, jogo, protetor de tela, etc.. No início, parece lhe divertir, mas por trás abre portas abre portas para que o seu computador possa ser invadido. O cavalo de troia se distingue do vírus, pois, não infecta outros arquivos.

Os trojans atuais são divididos em duas partes, que são: o servidor e o cliente. Normalmente, o servidor encontra-se oculto em algum outro arquivo e, no momento em que o arquivo é executado, o servidor se instala e se oculta no computador da vítima.

· Spyware

Programa espião que tem o objetivo de monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações para terceiros.

· Keylogger

É um programa criado para gravar tudo o que uma pessoa digita em um determinado teclado de um computador. Dentre as informações capturadas podem estar o texto de um e-mail, dados digitados na declaração de Imposto de Renda e outras informações sensíveis, como senhas bancárias e números de cartões de crédito

· Ransomwares

Software malicioso que tem o objetivo de bloquear acesso aos arquivos e só liberar após o pagamento de um valor específico.

· Rootkit

Programa que esconde a ação de outro programa e que geralmente, não finalidades mal-intencionadas.

Conhecer as ameaças virtuais para a sua empresa é o primeiro passo para soluções de segurança da informação para a sua empresa.

Perda de credibilidade, danos à imagem da empresa, Perda de Clientes e contratos, plágio, desvios de dinheiro, custo para conter, recuperar dados ou reparar.

Adotando práticas e recursos para implementar a segurança da informação em sua empresa você estará impedindo a propagação indevida de conteúdo e se protegendo de futuros prejuízos, como os que citamos.

Conseguiu ter uma ideia melhor da importância de suas informações? Sabe como distinguir os documentos que devem ser sigilosos e protegidos? Está pronto para priorizar a segurança da informação em sua empresa? Esperamos que sim!

Entre em contato conosco e iremos criar soluções ideais para a sua empresa.

(82) 3241-1745 | Whatsapp: (82) 99954-8100

ou

fabio@logonsolucoes.com.br

Não deixe de compartilhar!

Leave A Comment