Perfil de profissional de T.I do futuro

Em que estágio você se encontra nesse momento? Fazendo faculdade de T.I, Buscando qualificações, escolhendo uma carreira?

O T.I tradicional vem vivenciando os seus últimos momentos na era digital. As ferramentas de administrar Hardwares estão ficando obsoletas. Hoje, o profissional de T.I não é técnico e sim um elemento estratégico para as empresas.

Com as mudanças, é necessário que o profissional de T.I esteja sempre alinhado ao que é novo.

Alguns analistas apontam para 3 tendências modernas: o avanço da inteligência artificial, o poder das plataformas de negócios e as implicações da vida em rede.

A necessidade desta mudança do perfil profissional é crescente, pois, a indústria mundial está incorporando cada vez mais a digitalização e a automação. Tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, robótica, Big Data e Cloud Computing estão se tornando cada vez mais comuns.

Qual o perfil do profissional de T.I a nuvem demanda?

É preciso profissionais com habilidades empresariais que sejam adeptos às necessidades do negócio para saber gerenciar cada um deles. O profissional deve estar preparado para otimizar tecnologias e serviços, como também volumes de dados armazenados e gerados pelos negócios.

 A adoção do modelo de operações “DevOps”(práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa de distribuir aplicativos e serviços em alta velocidade) será necessária, pois as equipes de desenvolvimento de software deverão trabalhar em conjunto com as equipes de infraestrutura e operações para agilizar, construir, testar e entregar todos os produtos solicitados.

Com isso, além das habilidades técnicas, o profissional de TI que queira se tornar um verdadeiro Profissional Cloud deverá desenvolver habilidades comportamentais, tais como:

  1. Visão de negócios,
  2. Gestão de projetos,
  3. Relacionamento interpessoal,
  4. Abertura para inovações,
  5. Resiliência,
  6. Técnicas de segurança,
  7. Flexibilidade e adaptabilidade,
  8. Perfil analítico e multidisciplinar,
  9. Análise de dados, programação e integração de sistemas,
  10. Domínio das tecnologias de Cloud Computing.

 

Profissional cloud está no centro de todas essas necessidades e inovações.

Faça uma análise e veja se você está dentro desse perfil que será tão valorizado futuramente.

Não deixe de compartilhar!

Leave A Comment