Blockchain: a inteligência que dá sustentação

Para falar de Blockhain, é necessário primeiro entender o que é Bitcoin – Se trata basicamente de dinheiro virtual. Enquanto o valor de 1 real é determinado pelo governo do Brasil e US$1 é determinado pelo governo dos EUA, o valor de 1 Bitcoin é determinado por um algoritmo de código aberto e autorregulável.

O biticoin são gravados em uma coleção de várias bases de dados, distribuídos por uma rede de computadores, chamados de blockchain – A palavra central vem do termo “ledger” que significa “livro razão”. Um conceito que envolve um balanço de ativos.

Comprar algo pela internet requer que muitas empresas se envolvam para garantir que o dinheiro seja transferido de forma segura até a conta da empresa/loja. Com o Bitcoin a compra a feita sem intermediários, sendo assim mais seguro e barato e o segredo disso tudo é o blockchain. Uma espécie de livro que registra cada transação feita com moedas virtuais no mundo todo.

Veja como funciona:

Os mineradores de bitcoins (processo de adicionar registros de transações) atuam interconectado ao redor do planeta anotando tudo em tempo real com o Bitcoin. A cada 10 minutos, é fechado uma página do livro de registro (bloco) contendo todas as transações feitas nos 10 minutos anteriores e esse bloco é conectado a outros blocos feitos anteriormente. Esse processo é chamado de “blockhain”.

Se alguém de má fé quiser hackear um dos blocos, ele teria que hackear todos os outros blocos que estão interligados em toda a história do comércio digital, ou seja, vai ser necessário quebrar a criptografia da maior rede de computadores do mundo, espalhados por centenas de países. Diz-se que a única forma de poder burlar esse sistema é se caso alguém possua 50% +1 do poder da computação de TODA rede.

O blockhain garante a segurança necessária para o crescimento da economia digital e é natural que as pessoas que tem ligação com tecnologia demonstre interesse por esse sistema. Com o crescimento digital, as empresas que buscam um ambiente virtual também aumenta e se não tiver algo para garantir bem a segurança, ela se perde.

O blockchain sustenta toda moeda virtual e começa a ser usada para outros tipos de transações criptografadas virtuais como o Hyperledger – projeto colaborativo que envolve várias indústrias.

Algumas indústrias que espera uma revolução da tecnologia e podem ser ajudadas por Blockchain:

· Indústria financeira

· Governo

· Saúde

· Propriedade intelectual

· Gestão de identidade

· Gestão logística

· Industria seguradora

A tecnologia assente em Blockchain não requer uma estrutura centralizada nem solicita a partilha de dados pessoais ou sequer que exista qualquer relação de confiança entre todas as partes envolvidas e, por outro lado, vem com conectividade de rede, encriptação, audibilidade, permissões e time-stamping (uma cadeia de caracteres denotando a hora ou data que certo evento ocorreu). Redes de dados instáveis não são um problema e não há necessidade de qualquer hardware novo ou de um protocolo, regulador ou empresas em especial.

Um negócio que se baseia em Blockhain em 2022 irá valer 10 bilhões de dólares.

Blockhain é a espinha dorsal da Bitcoin e tem um futuro promissor podendo impactar governos, empresas de diversos setores e instituições financeiras.

A falta do entendimento das pessoas pode fazer com que o blackchain leve tempo para ser aceito nas indústrias , mesmo que seja relacionado a alto grau de abertura para a automatização.

Ainda é preciso descobrir como será a melhor experiência do usuário, confiabilidade das redes, estudar a escassez capital da humanidade, custos associados, etc

Blockchain: a inteligência que dá sustentação

Estamos vivendo um momento único e um futuro incrível está adiante de negócios e serviços em todo o mundo e promete ser uma grande revolução corporativa nos próximos anos.

Não deixe de compartilhar!

Leave A Comment