6 habilidades para ser um bom Profissional de TI

A todo momento surge novas palavras para definir coisas que já existe a muito tempo, principalmente termo em Inglês. Sendo assim, a “onda do momento” é falar “Soft” e “Hard” Skills, mas você sabe o que significa?

Skill: Habilidade

Hard Skill: Habilidades principais – Sua tarefa principal

Soft Skill: Habilidades secundárias – O que auxilia seu dia-dia.

No mundo que vivemos hoje, os profissionais de T.I precisam ser hard e soft para ter sucesso.

Segurança de informação é prioridade para as industrias, entender do assunto é essencial, mas também é exigido pelo empregador que saiba se comunicar com os outros, lidar com a cultura da empresa, mensurar impacto financeiro da tecnologia. Não é mesmo?

Aqui estão 3 hard skills e 3 soft skills essenciais para o currículo:

Hard Skills

  1. Know-how técnico

É preciso entender como as diversas áreas de TI funcionam, como elas trabalham juntas:

  • Capacidade de projetar e avaliar sistemas
  • Compreender gerenciamento de sistemas operacionais, virtualização e nuvem
  • Compreender com os componentes funcionam.

Não é necessário ser um ninja nos assunto e sim no que sabe e gosta de fazer, mas é preciso conhecimento para trocar informações

  1. Resolução de problemas

É necessário saber identificar os problema e analisar os dados. Lembrando que resolver problemas requer uma abordagem inovadora. Em TI é preciso ver o futuro.

  1. Desenvolvimento do profissional de TI

Sem estudo, não é possível ter uma melhoria de habilidades técnicas. Os profissionais devem:

  • Acompanhar as tendências de TI
  • Tornar-se um especialista em sua área
  • Conhecer as últimas fragilidades baseadas na internet

Soft Skills

  1. Motivação

Ninguém espera que você dedique sua vida para a empresa. Você deve trabalhar para por você e para sua carreira, se você for um profissional que trás resultados, você se torna um profissional melhor. Mas se você não está motivado em levar valor para a sua organização, você está no trabalhou ou empresa errada.

  1. Adaptabilidade

No mundo que vivemos, nada muda mais rápido que a tecnologia. A adaptabilidade permite a identificação e a adaptação às mudanças.

  1. Comunicação

Dependendo da sua posição na empresa, é necessário interagir com colegas de trabalho, clientes e gerencia. Isso requer:

  • Capacidade de se expressar verbalmente e escrito.
  • Saber apresentar
  • Saber ouvir

Mesmo com muita coisa técnica em TI, os problemas são por erro humano. Fazendo com que TI seja um trabalho de todos. A tarefa de explicar algumas coisas de TI é tão “difícil” que o que é necessário fazer é tornar-se melhor a cada dia.

O mercado está exigindo profissionais que superem habilidades técnicas, criatividade e capacidade de aprofundamento.

Com o equilíbrio certo de hard e soft skills, os profissionais de TI podem posicionar-se para desenvolverem seu próprios futuros, bem como o futuro de suas organizações.

 

 

 

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