Riscos de manter Windows antigo em um ambiente de T.I

Apesar da Microsoft ter encerrado o suporte de sistemas operacionais antigos, muitas empresas ainda os utilizam em suas máquinas. O que isso significa? Computadores corporativos com S.O sem suporte e sem novas atualização, ou seja, um risco muito grande para a empresa.

Confira mais detalhadamente:

  • Novas ameaças surgem explorando vulnerabilidades no sistema operacional

A Microsoft não irá realizar correções, dependendo da ameaça do computador, pode ter influencia em todas as operações da empresa. Existe algumas pragas virtuais como Malware, Trojan e Worm que se espalha pela rede quando infecta um único computador.

Mesmo que tenha um ótimo firewall e antivírus, estes mecanismos não serão muito eficientes quando se diz em fazer a defesa do Sistema Operacional.

  • Compatibilidade de Softwares e Drivers

Com a extinção de suporte, os fabricantes de software não fazem questão de desenvolver aplicativos compatíveis com plataformas de Sistema Operacional antiga. O mesmo acontece para drivers de hardware para placa mãe, impressora, placa de rede, entre outros.

Existe o caso de um vírus chamado Conficker, que aproveita da vulnerabilidade do sistema operacional e prejudica a rede. Organizações que são infectadas com esse vírus podem sofrer grandes prejuízos.

Para evitar que usuários corporativos fiquem presos a um sistema cada vez menos compatível, é muito necessário as empresas detectarem máquinas com Windows antigo e criar um plano de melhorias e investimentos para o ambiente de TI. Visivelmente a Microsoft está interessa em concentrar os usuário em sistema mais moderno, por outro lado, o usuário sai ganhando. Final, quem quer pagar um software desatualizado e com segurança baixa? Trata-se de dois pesos e duas medidas.

Visivelmente a Microsoft está interessa em concentrar os usuário em sistema mais moderno, por outro lado, o usuário sai ganhando. Final, quem quer pagar um software desatualizado e com segurança baixa? Trata-se de dois pesos e duas medidas.

 

 

 

 

Não deixe de compartilhar!

Leave A Comment