Brasil: Ataques Cibernéticos crescem 95,9%, no primeiro semestre de 2018.

 

 

 

Nos últimos meses houve um crescimento de 95,9% de ataques cibernéticos no Brasil. Foram 120,7 milhões de detecções de links maliciosos (conhecidos como Phishing) por meio de aplicativos, sites e publicidades falsas, isso de acordo com as informações do site Canaltech junto com PSafe (laboratório especializado em cibersegurança).

“Os números são alarmantes, pois, se comparados ao total da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), projeta-se que um em cada três brasileiros pode ter sido vítima de cibercriminosos somente entre os meses de abril, maio e junho de 2018. Somado a isso, nossa análise nos mostra que, a cada segundo, no último trimestre, foram detectados oito links maliciosos. Foram mais de 28 mil detecções por hora”, explica Emilio Simoni, diretor do laboratório.

Phishing

É uma prática usada pelos cibercriminosos para “pescar” informações e dados pessoais através de instalações de software, sites, mensagens e emails falsos. Este tipo de crime pode ocorrer por diversas maneiras: recebimento de mensagens nos aplicativos de celulares, que pedem para clicar em links de sites suspeitos, páginas falsas de lojas online ou bancos famosos. 

Como podemos evitá-lo?

– Antes de clicar na mensagem ou no link recebido, verifique a veracidade das informações nos sites oficiais das empresas e da imprensa;

– Utilize ferramentas de anti-phishing gratuitas ou pagas;

– Mantenha os Softwares, Aplicativos e o Antivírus do seu Computador e seus dispositvos moveis sempre atualizados;

 

Não deixe de compartilhar!

Leave A Comment